quinta-feira, 4 de abril de 2013

Farmácias checas começam a vender marijuana medicinal

02 abril 2013 - A marijuana para fins medicinais começou hoje a ser vendida legalmente nas farmácias da República Checa, a pacientes que sofram de cancro, doença de Parkinson, esclerose múltipla ou psoríase.

A nova lei que autoriza o uso de marijuana como tratamento para algumas doenças não prevê que os seguros de saúde cubram os custos do medicamento, que é considerado por alguns como uma droga medicinal milagrosa.

O medicamento, que só pode ser comprado com receita médica, tornou-se legal na última segunda-feira, mas esteve indisponível devido ao facto da maioria das farmácias estarem fechadas para um fim de semana de Páscoa prolongado.

Inicialmente, Praga vai importar a droga durante cerca de um ano, alegadamente de Israel ou dos Países Baixos, até que o Instituto do Estado para o Controlo de Drogas comece a emitir licenças, de cinco anos no máximo, para produtores locais.

A República Checa, membro da União Europeia desde 2004, tem uma das legislações mais liberais da Europa no que diz respeito ao acesso a drogas consideradas leves.

Em 2011, um relatório sobre o consumo de narcóticos afirmou que 16,1 por cento dos checos com idades entre os 15 e os 34 anos admitiram ter consumido marijuana nesse ano, o que significa uma descida de mais de quatro por cento em relação ao ano anterior. Fonte: Diário de Notícias.pt.

Um comentário:

  1. Ola. Bom dia! Estou seguindo o seu Blog siga o meu também? Obrigado!
    http://medbluhospitalar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.